Dúvidas
Frequentes

Este espaço tem como objetivo esclarecer as dúvidas mais frequentes a respeito de psicologia e psicoterapia.
Se as suas dúvidas não forem solucionadas aqui, entre em contato e teremos prazer em ajudá-lo.

A Sanity Psicologia é uma clínica especializada em oferecer serviços de psicologia com profissionais altamente qualificados. Nosso objetivo é ajudar os indivíduos a encontrar equilíbrio emocional, promovendo saúde mental e qualidade de vida.

Oferecemos uma variedade de serviços de psicologia, incluindo psicoterapia individual para adultos, crianças e adolescentes, terapia de casal, terapia familiar, orientação profissional e avaliação psicológica.

Para agendar uma consulta, você pode entrar em contato conosco por telefone ou preencher o formulário de contato em nosso site. Nossa equipe entrará em contato com você para agendar um horário conveniente para você.

As sessões de terapia geralmente têm duração de 50 a 60 minutos, dependendo das necessidades e preferências individuais. O tempo exato pode ser discutido com o seu terapeuta durante a primeira sessão.

Nós entendemos a importância de encontrar um terapeuta com quem você se sinta confortável. Nós recomendamos que você visite nossa página “Corpo Clínico” em nosso site, onde você pode conhecer mais sobre cada terapeuta, incluindo sua formação, abordagens terapêuticas e áreas de especialização. Isso pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada.

Alguns planos de saúde oferecem cobertura para serviços de psicologia. É recomendado verificar junto ao seu plano de saúde quais serviços são cobertos e se há alguma restrição. Também oferecemos atendimento particular com valores acessíveis.

Sim, nós oferecemos terapia online. Através de plataformas seguras de videoconferência, você pode ter sessões de terapia no conforto da sua casa ou de qualquer lugar que seja conveniente para você.

Nossos profissionais utilizam uma abordagem integrativa, combinando diferentes técnicas e metodologias terapêuticas de acordo com as necessidades individuais de cada cliente. Buscamos oferecer um ambiente acolhedor e colaborativo, focado no bem-estar emocional e no desenvolvimento pessoal.

Trabalhamos com uma ampla variedade de condições, incluindo ansiedade, depressão, transtornos de humor, estresse, traumas, transtornos alimentares, problemas de relacionamento, dificuldades de ajuste, entre outros. Nossos profissionais estão preparados para lidar com diversas questões emocionais e psicológicas.

Respeitamos a confidencialidade e privacidade dos nossos clientes. Todas as informações compartilhadas durante as sessões de terapia são estritamente confidenciais, seguindo os princípios éticos e as leis de sigilo profissional. Nenhuma informação será divulgada sem o consentimento expresso do cliente, exceto em situações específicas em que a segurança do cliente ou de terceiros estiver em risco, de acordo com a legislação vigente.

É um processo, de duração determinada ou não, que tem como objetivo promover o pensar do cliente, levando-o a um desenvolvimento pessoal e consequentemente ao regate da qualidade de vida.

Isso depende muito de cada caso. Algumas pessoas buscam a terapia para solucionar uma questão específica, e satisfazem-se tendo esta questão resolvida. Outros buscam auto-conhecimento e desenvovimento pessoal, e acabam fazendo terapia por um longo tempo.
Na maioria da vezes, o que ocorre é que as pessoas passam a gostar de fazer terapia, e em geral mesmo tendo a queixa inicial resolvida desejam permanecer por mais tempo no processo terapêutico. Quem determina o tempo de duração do processo terapêutico é o cliente.

Esta é uma questão muito pessoal, e não existem regras pré-estabelecidas. O importante é conhecer o profissional, se identificar com ele e com a maneira com que ele trabalha. Em geral, a primeira entrevista não é cobrada, dando possibilidade de o cliente tirar todas as dúvidas e decidir se quer iniciar o processo terapêutico com aquele profissional ou não.

A principal diferença entre o trabalho do dois profissonais é que o Psiquiatra está apto a tratar os transtornos mentais através de medicamentos,
enquanto o Psicólogo está voltado a trabalhar os aspectos emocionais. Porém, as duas áreas estão interligadas e normalmente os profissionais trabalham juntos quando necessário

Não existe uma idade certa. Se os pais ou a escola perceberem que a criança está com alguma dificuldade em seu desenvolvimento devem buscar um apoio psicológico

Normalmente este chamado vem da escola ou dos próprios pais. Ao perceber que a criança não está feliz, apresenta alguma dificuldade em seu desenvolvimento, ou em se relacionar com as pessoas ou com o mundo, um psicólogo deve ser procurado.

A criança tem uma maneira muito especial de se expressar, e o faz através do brincar. Brincando ela expressa seus sentimentos e vivencia seus medos e angústias, assimilando o mundo que esta a sua volta. A terapia caracteriza-se por uma profunda aceitação da criança, sejam quais forem os sentimentos e necessidades por ela apresentados. O terapeuta oferece um espaço seguro e acolhedor, para que ela desenvolva seu potencial intelectual, emocional e criativo, e elabore seus medos e conflitos.

Não existe nenhuma contra indicação. Muitas pessoas fazem terapia porque gostam e desejam se conhecer melhor, e outras pessoas
solucionam sua queixa inicial mas continuam no processo. O trabalho psicoterapêutico feito por um bom profissional não pode
te prejudicar, somente ajudar.

Não, muito pelo contrário. É preciso ter muita força e coragem para buscar ajuda e se dispor a lembrar de acontecimentos difíceis da vida quando na verdade o desejo é esquecê-los. Converse com pessoas que fazem ou já fizeram terapia e verá que elas não tem nada de frágeis, ao contrário, são muito fortes.

De jeito nenhum. As pessoas procuram psicoterapia em diferentes fases da vida, de acordo com a necessidade, ou quando se sentem preparadas. Não existe idade certa para buscar um apoio psicológico, e em qualquer que seja a idade os resultados são so mesmos: auto-conhecimento, ampliação e resgate da qualidade de vida.

Só quem pode dizer o que é certo ou errado para você é você mesmo. O terapeuta irá ajudá-lo a resgatar e construir valores para qaue você saiba distinguir o que é certo ou errado, bom ou ruim para a sua vida.

É um grande equívoco pensar que fazendo terapia não é você quem vai resolver seus problemas. O psicoterapeuta irá ajudá-lo a refletir sobre eles, e assim você alcançará soluções mais criativas e eficazes para solucioná-los.